Skip to content Skip to footer

Praia do Meio - 2019/2020

Praia do Meio - 2019/2020

A Praia do Meio – Fermentação Mista é uma cerveja produzida apenas uma vez ao ano. Sempre elaborada na mesma época para que, ano após ano, cada safra desta cerveja expresse uma identidade única. Ligada ao local, uma cerveja manezinha, como nossa cervejaria é.

Buscamos o terroir através do uso de insumos locais tais como a mandioca (em forma de tapioca) preparada em um engenho localizado na cidade de Paulo Lopes (próximo a Florianópolis); levedura selvagem catarinense (oriunda de São Martinho/SC) que é mantida em modelo de solera desde 2016. Porém o ponto mais importante é o processo de fermentação que ocorre sempre na mesma época do ano, e sem controle de temperatura. As cervejas fermentam em barris de carvalho francês em temperatura ambiente, sofrendo com a variação de temperatura da região de Florianópolis. E a cada ano, o tempo muda, as vezes mais frio, as vezes mais quente. Ou seja, a cada ano o resultado é diferente.

Em nossa filosofia, aproveitamos o clima brasileiro em nosso favor. Todo nosso processo de fermentação está organizado para ocorrer nas épocas quentes, contrariando a filosofia belga e de outros lugares do mundo.

Resultado? Uma cerveja puxando para um abacaxi muito fresco. Obviamente, a complexidade desta cerveja não limitada ao abacaxi, certa rusticidade é também observada, oriunda principalmente do uso de pediococcus, que além de produzir ácido lático, é responsável por notas que lembram estábulo, terra e outras notas rústicas que casam muito bem. Notas florais e levemente amadeirada, baunilha, também estão presentes. A acidez é presente, porém não muito agressiva, com predominância de acidez láctica, seguida de acidez cítrica e acética, para contrabalancear. Refrescante e complexa ao mesmo tempo é seca e de corpo baixo, refletindo a natureza e o trabalho das leveduras selvagens que consomem todo o açúcar e também refletindo as propriedades da água local que é super leve.

lembrando que para conseguir tamanha complexidade, temos em suas mãos diferentes barris, dos quais se faz um blend entre as barricas (cada uma acaba produzindo a mesma cerveja com pequenas variações) para chegar ao equilíbrio e um mix de sabores e aromas, contribuindo para uma cerveja final extremamente complexa. Nesta safra, inclusive, a rusticidade ficou um pouco mais em segundo plano, em parte por uma citricidade mais explícita comparada ao ano passado, um tanto pelo aumento da carbonatação em garrafa, já que mudamos processo de refermentação em relação aos outros anos.

Agora no fim do ano chega às mãos de vocês com todo carinho e cuidado que temos em todas nossas cervejas. Nunca economizamos no tempo e no cuidado para oferecer o melhor que podemos produzir, sem intuito de ser a melhor, mas ser manezinha, ter raiz, e expressar isso em forma de cerveja.

Outras informações


Ficha técnica
Ingredientes: Água, Malte de Cevada, Trigo, Aveia, Mandioca, lúpulo & levedura. 5,9% de álcool, 9 IBU, PH 3,65.

Processo
Início da produção em dez de 2019. Fim da fermentação em barrica de carvalho e execução do blend em junho 2020 e envase em agosto 2020. De agosto à novembro, refermentação em garrafa.

Produção
Neste ano, 900 garrafas de 375ml foram destinadas para venda. Mais 100 garrafas de 750 ml e 20 garrafas de 1,5L.

Guarda
Acreditamos que essa cerveja tem potencial de guarda indefinido. Deve ser armazenada em locais frescos e protegidos da luz, deitadas de preferencia.

Serviço
Deixe a cerveja, de pé, dentro do refrigerador por 5 dias antes de abrir. Servir entre 8C a 10C. O serviço, para uma cerveja mais limpa, é o mesmo utilizado para cervejas como lambics ou gueuzes. Abra, sirva em angulo de 45 graus e sirva tudo de apenas uma vez ou deixe-a deitada sem agitar muito o líquido. É recomendável permitir a cerveja respirar no começo, por 3 a 5 minutos, leve sulfuroso pode aparecer, usar decanter é um bom método também. Com aquecimento, diferentes complexidades vão aparecer. Taças de vinho tinto são ideias para o serviço.

Harmonização
Cerveja extremamente dinâmica, vai bem com sobremesas de frutas vermelhas ou cítricas. Carnes vermelhas mais tenras de gado, sem muita gordura, rendem um bom casamento. Carne suína e de pato são excelentes opções. Perfeita para harmonizar com peixes e frutos do mar como o manezinho gosta. Preparações com pimenta preta, nozes, podem ser boa pedida. Sushi, outro casamento muito bom, principalmente com atum.

Mensagem do Cervejeiro/Blender
É a terceira safra desta cerveja em garrafa. E é impressionante ver as variações ano a ano que essa cerveja gera. Para quem tem as três safras, aproveite. Para quem não tem, fica a dica de começar a guardar. E para melhorar a identificação da safra nas garrafas, mudamos a gravata, incluindo esse dado para quem vai degustar elas.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne