Skip to content Skip to footer

Macacada 2017/2018 - Wild Ale com amora

Macacada 2017/2018 - Wild Ale com amora

Ao fundo da casa sogra do co-fundador Diego, que também é o cervejeiro e blender da cervejaria, existe uma Amoreiria do Bicho da Seda. Desta árvore plantada pela própria sogra, as amoras, um pouco diferentes das amoras de arbusto, são longas, menos doces e tem um cabinho verde ao fim. E em 2017, depois de brigar muito com a macacada que sempre aparecia na árvore para “roubar” as amoras, D. Irene, sogra do cervejeiro colheu 25kg de amoras, uma a uma, e estas amoras foram as frutas usadas para produzir a primeira versão da Macacada.

A cerveja, uma wild ale com fruta, neste caso, com amoras, teve como inspiração as fruit lambics belgas. A ideia era antiga, mas somente com mais experiência concluindo o desenvolvimento das bases e uma viagem do cervejeiro à Bélgica no mesmo ano de 2017 para conhecer melhor os processos belgas ao trabalhar com as frutas, é que o desenvolvimento da versão comercial iniciou.

A Macacada 2017/2018, foi feita com dois testes de aplicação de frutas. Ambas as frutas inteiras, limpas, colocadas integrais em contato com cerveja. A cerveja escolhida como base foi a Praia do Meio 2017/2018, que recebeu as frutas ao fim de 2017, em novembro, quando a Praia do Meio da safra 2017/2018 estava quase finalizada. Dois testes, um com 500g de fruta por litro, e outro com 350g por litro, a cerveja ficou em contato com as frutas até sua atenuação completar em fermentadores plásticos (refermentando com os microorganismos das frutas e da cerveja base), o que terminou por janeiro. Logo após foram transferidas para outro fermentador para decantar e envasadas em fevereiro de 2018. As duas produções foram utilizadas para alguns testes de desempenho e após o estudo, um blend final com 400g de fruta por litro resultou em 100 litros desta primeira versão.

A cerveja finalizou com 6,4% de álcool e 9 IBU. Notas de amora fresca, com uma nota vegetal (do cabo), em segundo plano. Também em segundo plano, leve acidez cítrica e rusticidade e funky leve associado ao trabalho das brettas. Carbonatação média, com final refrescante e acidez moderada.

A Macacada 2017/2018 foi vendida no bar da cervejaria durante o ano de 2018 e no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, de 2018. Todas as vendas somente em chopp.

Medalhas

Prata – Concurso Brasileiro da Cerveja (Blumenau 2018)

Bronze – Copa das Cervejas de POA (2018)

Untappad

Link para as avaliações do untappad

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne