Skip to content Skip to footer

Macacada 2019/2020 - Wild Ale com amora

Macacada 2019/2020 - Wild Ale com amora

Descritivo da Macacada 2019/2020 – Wild Ale com fruta


Macacada – Wild Ale com amora é primeira cerveja ácida complexa elaborada com frutas pela cervejaria Cozalinda. E neste ano, a safra 2019/2020, em seu terceiro ano de produção, terá sua primeira versão em garrafa à venda. 


A história e a origem do nome


Na primeira versão, em 2017, foi feita com amoras de uma árvore (uma amoreira do bicho da seda) que até hoje se encontra nos fundos da casa da sogra do cervejeiro e blender, Diego. Casa essa que fica na encosta de um morro com Mata Atlântica no norte da ilha de Florianópolis.


Para fabricar uma batelada teste, foi utilizado 25kg de amora colhida à mão pela sogra do cervejeiro, uma santa! E somente não foi colhido mais por conta dos macacos que todas manhãs tinham que ser repreendidos pela Irene. Aliás, é a cena que está retratada no rótulo. E claro, o nome é uma homenagem aos concorrentes da D. Irene.


Na primeira produção, foram produzidos apenas 80 litros de cerveja. Foi vendida somente em chopp em festivais e no antigo bar da marca.


Em 2018/2019, em sua segunda produção, teve uso de amoras orgânicas da Serra Catarinense, somada a alguns poucos quilos da amora da casa da Irene. A árvore sofreu com a ferrugem e deu poucos frutos, deixando triste a macacada, a Irene e a Cozalinda. Deste ano foram usadas 75kg das duas amoras e produzidos 210 litros. Sendo vendida exclusivamente em chopp em festivais e no antigo bar da marca. 


Para a safra 2019/2020, teremos diferentes versões. A Macacada 2019/2020 (wild ale com amora) será apenas com amoras orgânicas, com uso de 420 gramas de amora por litro. Em garrafa, serão comercializadas 800 garrafas de 375ml e 36 garrafas de 750ml, nesta última com fechamento de rolha de cortiça. Outras 100 garrafas de 750ml estão sendo preparadas no método champenoise para ter venda apenas ao fim do ano.


Ainda será lançada Macacada Reserva 2019/2020, com amoras orgânicas e da árvore da Irene. Outra versão da Macacada, a Macacada Atlântica, será lançada talvez ainda este ano, com infusão de Nã Moscada, uma noz moscada brasileira encontrada na Mata Atlântica brasileira. 


Produção da safra 2019/2020


Um blend desenvolvido com diferentes barris de Praia do Meio 2018/2019 especialmente para essa cerveja, recebeu em setembro de 2019 amoras orgânicas em uma proporção de 420g por litro. Essa fruta ficou em contato com a cerveja até início de dezembro de 2019, refermentando o açúcar que veio da fruta pelas leveduras e bactérias nativas contidas na Praia do Meio e nas próprias frutas.


 Após o processo de refermentação dos açúcares das frutas, é transferido para um período de decantação no mês de dezembro de 2019. No mesmo mês, foi envasada e passou para o processo de refermentação em garrafa, sendo liberada apenas agora em agosto de 2020. 


Descritivo sensorial


No aroma, a amora é marcante e está em primeiro plano. Notas leves de fumaça, funky, rústico, aparecem complementando. E igualmente um toque de acidez acética complementa o boque.


Na boca, novamente o aroma da amora domina, com boa presença de leve tostado e defumado, oriundos da bretta, além claro do funky. Na acidez, a cítrica domina, tendo em segundo plano a acidez acética e láctica. A carbonatação, média para alta, tem papel importante ampliando a drinkabilidade da cerveja.


No retrogosto, leve adstringente oriundo da fruta. Mas de forma geral a carbonatação lava a boca e deixa sensação de refrescância muito alta.


Guarda e evolução


Essa cerveja tem bom potencial de envelhecimento e deve ultrapassar com segurança os cinco anos indicados na garrafa. Deve ser acondicionada em locais secos e abrigados da luz, refrigerar apenas antes de servir.


Garrafas de 375ml podem ser armazenadas de pé. Garrafas com rolha de cortiça, podem ser transportadas em pé, mas devem ser acondicionas deitadas.


Serviço


Taças ISO, de vinho tinto e de conhaque são indicadas. Taças para espumante também, deixando visualmente mais bonito o serviço. Temperatura de serviço recomendada pelo cervejeiro é de 4 a 6 graus celsius. 


Dados técnicos


Álcool: 6,4%

IBU: 9

Acidez na hora do envase: ph 3,6

Ingredientes: Malte de cevada, trigo e aveia laminada, tapioca, amora e leveduras.

Aviso: contém glúten

Início da produção: outubro de 2018

Envase em: dezembro de 2019


Medalhas da Macacada


Prata no Concurso Brasileiro da Cerveja 2018 em Macacada 2017/2018 na categoria Wild Ale (melhor cerveja da categoria)

Bronze na Copa das Cervejas de POA 2018 em Macacada 2017/2018 na categoria Wild Ale (melhor da categoria)

Bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja 2019. Macacada 2018/2019 na categoria Wild Ale 


Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne