Skip to content Skip to footer

Praia da Saudade - Sassafrás 2019/2020

Praia da Saudade - Sassafrás 2019/2020

A Praia da Saudade – Sassafrás não é um rótulo novo, assim como toda cerveja da Cozalinda, tem variações a cada produção, mas mantendo uma identidade que oscila ano a ano, e essa é a 2019/2020. E essa safra é exclusiva aos associados do clube

Nossa técnica consiste em elaborar um blend específico o qual será levado para tempo adicional em uma determinada madeira (barril) até que a cerveja venha a adquirir característica sensorial desta. Ou seja, a cerveja final, para ser considerada wood aged, deve ter o sensorial da madeira de forma presente e distinguível, sendo de forma predominante ou, pelo menos, de identificável quando atuando com outros ingredientes/adjuntos.  

É importante colocar isso, pois existe gigante confusão no Brasil entre o que é ou não wood aged. Nem toda cerveja que passa por madeira é wood aged, e até mesmo devemos considerar melhor como descrever “barrel aged”. Afinal, todas as cervejas da Cozalinda passam por barril de madeira em parte de seu processo, mas são poucas as quais consideramos wood aged ou berral aged. Nosso foco primário, é ter sempre nossas colônias como origem da experiência sensorial, e a refermentação em barris de madeira, principalmente de madeira francesa, tem tido um papel importante nos resultados, mas sensorialmente, tentamos, não ter características das madeiras de forma ostensiva em nossas cervejas. No caso da Sassafrás, a madeira foi organizada para aparecer.

Dito isso, o blend que foi para nosso barril de sassafrás (que passou por uma intensiva fase de reforma em 2019), foi de base Praia do Meio produzida em outubro de 2018. O blend, aliás, é a mesma base para a cerveja Lembranças da Infância 2019/2020. O blend foi executado em agosto de 2019, ficou em repouso até setembro, quando foi para o barril de sassafrás. Lá ficou por 2 meses e foi retirada. O resultado foi um cerveja explodindo nos aromas da madeira, e foi necessário blend para atenuar. Feita a correção, foi envasada sem nenhuma levedura para ajudar na refermentação, apenas um priming leve. 

Importante colocar que a ideia para essa cerveja é consumir ela levemente frisante e em baixas temperatura, 2 célsius. A ideia é emular a experiência de um vinho branco, e inclusive sugerimos taça de vinho branco para melhorar a experiência.

Curiosidade – A Praia da Saudade é uma praia vizinha a Praia do Meio, que também fica no bairro coqueiros em Florianópolis. Toda cerveja wood aged que derivar da Praia do Meio, será sempre nomeada de Praia da Saudade e desejamos ter diferentes variações no futuro.

Informações técnicas

ABV: 6,2%

IBU: 9

Acidez: PH 3,5 quando medida no envase

Ingredientes: Malte de cevada, trigo e aveia laminada, tapioca, lúpulo saaz, erva doce, folhas de pitangueira capim limão as leveduras descritas.

Validade: 5 anos após envase (mas considere deixar mais que isso também)

Armazenamento: Local fresco e arejado, longe da luz. Temperatura ambiente e de pé.

Temperatura de serviço: 1 a 3 célsius positivos

Serviço: Serviço em 45 graus sem levedura e deposições de fundo de garrafa.

Taça ISO ou de vinho tinto. Dica, deixar de pé por uma semana refrigerando antes de servir para deixar deposição de fundo mais eficiente.

Sugestão: Deve se aguardar um ano após seu envase para consumir ela.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne