Skip to content Skip to footer

Praia do Meio - RESERVA 2019/2020

Praia do Meio - RESERVA 2019/2020

Praia do Meio é a nossa cerveja mais conhecida, a mais produzida e a mais premiada. E apesar disso tudo, é a nossa cerveja mais simples.

Uma fermentação mista que começou a ser ensaiada em 2012 e em 2016 chegou ao seu formado já definitivo (com pequenas alterações em 2018 com inclusão da tapioca na receita). Em 2016, conheceu sua cepa principal de brettanomyses bruxelensis, a B1 da Levtek. Levedura essa que a Cozalinda já trabalha desde 2016, reproduzindo sua lama para diferentes barris, carregando um pediococcus que veio de um dos primeiros barris comprados e a bretta que estamos trabalhando continuamente desde então. Podemos cravar que já possuímos uma microbiota selecionada e própria da Cozalinda.

Em 2019 chegamos ao ponto de ter 12 barris dedicados a produção desta cerveja. Os quais usamos para decidir o blend de cada ano de Praia do Meio, complementar blends de outras cervejas quando necessário e ser base para outras. E agora, temos o prazer de poder lançar, via clube, a primeira Praia do Meio Reserva

O projeto prevê que a cada ano, vamos escolher pelo meio do ano, um barril, o que tiver as características corretas para ganhar um pouco mais de tempo em barril, ampliando o papel da madeira nesta cerveja e deixando a microflora do barril trabalhar por mais meses. Quando não houver um barril que esteja o redondo bastante, pode ser blindado, mas neste ano, tivemos sorte.

Neste ano o melhor barril foi o de número dois. Um dos primeiros da Cozalinda (comprado em 2015 de um vinícola que havia sido usado para vinho branco e já utilizado por 3 vezes) a ser adquiridos, e um frequente doador de lama para os outros barris. O resultado é uma cerveja única, equilibrada, onde o que manda não é o blend (por ser obviamente single barrel), mas a condução da cerveja na madeira, sem deixar passar do ponto na acidez ou outros atributos que podemos controlar. Ao fim de dezembro de 2019 foi envasada e recebeu levedura de hidromel para refermentar mais rápido por conta dos prazos do clube, mas sem nenhuma mudança significativa no sensorial.

Curiosidade – A origem do nome desta cerveja tem relação com o local onde tudo começou para a Cozalinda, a Praia do Meio. Praia do bairro coqueiros onde os fundadores cresceram em Floripa. Nas mais justo que a primeira base de cerveja ácida ganhasse esse nome.

Informações técnicas

ABV: 6,2%

IBU: 9

Acidez: PH 3,62 quando medida no envase

Ingredientes: Malte de cevada, trigo e aveia laminada, tapioca, lúpulo saaz e leveduras. Fermentação em barris de madeira francesa.

Validade: 5 anos após envase (mas considere deixar mais que isso também)

Armazenamento: Local fresco e arejado, longe da luz. Temperatura ambiente e de pé.

Temperatura de serviço: 6 à 8 célsius positivos

Serviço: Serviço em 45 graus sem levedura e deposições de fundo de garrafa. 

Taça ISO ou de vinho tinto. Dica, deixar de pé por uma semana refrigerando antes de servir para deixar a deposição de fundo mais eficiente.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne