Skip to content Skip to footer

Amburana Neném 2019/2020 - Fermentação Mista com semente de amburana 2019/2020

Amburana Neném 2019/2020 - Fermentação Mista com semente de amburana 2019/2020

Após concluir o desenvolvimento de suas duas primeiras bases, a Praia do Meio (Fermentação Mista) e a Pedras do Itaguaçu (lambioca), a cervejaria pode começar a incluir novos sabores em suas cervejas. Mas para ficar dentro de nossa filosofia, a busca por sabores e aromas de origem brasileiros foi o foco.

E nesta cerveja, como o nome já entrega, é a amburana o grande destaque. Mas diferente do que a maioria executa, a Cozalinda não usa barris ou chips da madeira, mas sim, a semente da amburana.

A semente é amplamente usada na culinária brasileira, tanto que a ideia veio da gastronomia para copo. No início de sua história, a Cozalinda tinha um pub, e por certro tempo, o chef Guilherme Schwinn comandou as panelas. E em umas das receitas, mais exatamente um pudim, se usava pô de semente de amburana na cobertura. Uma canela, com certa presença de vanila, se destacava, e ai, se pensou: e como isso vai ficar na cerveja?

Sementes encomendadas, chegaram para cervejaria em dezembro de 2018, quando se utilizou uma base Praia do Meio. Complexa e refrescante, com toques de abacaxi, recebeu a infusão das sementes por duas semanas e partiu para as choppeiras.

Essa receita, executada como demonstração para o Festival da Cerveja de Blumenau de 2019 e vendida exclusivamente no bar da cervejaria, ganhou prata como mixed culture fermentation e teve a Amburana Neném como um dos destaques.

Para chegar esse ano com garrafas, as cervejas começaram a ser produzidas ano passado, e essa versão, envasada ainda ano passado, está após quase um ano em garrafa, tendo uma refermentação lenta, com priming e uso das leveduras presentes na cerveja para executar o longo e demorado serviço.

Resultado é uma presença conjugada da semente de amburana, no aroma e no sabor, aparecendo demais a canela e a baunilha, em junção de certa criticidade lembrando principalmente abacaxi e todo funky e rusticidade que a brettas podem dar!

Informações técnicas

ABV: 6,2%

IBU: 9

Acidez: PH 3,6 quando medida no envase

Ingredientes: Malte de cevada, trigo e aveia laminada, tapioca, lúpulo saaz, semente de amburana e leveduras.

Validade: 5 anos após envase (mas considere deixar mais que isso também)

Armazenamento: Local fresco e arejado, longe da luz. Temperatura ambiente e de pé.

Temperatura de serviço: 6 à 8 célsius positivos

Serviço: Serviço em 45 graus sem levedura e deposições de fundo de garrafa.

Taça ISO ou de vinho tinto. Dica, deixar de pé por uma semana refrigerando antes de servir para deixar a deposição de fundo mais eficiente.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne