Skip to content Skip to footer

CURIÓ WITBIER

CURIÓ WITBIER

A primeira receita comercial da Cozalinda também foi a primeira receita do co-fundador, cervejeiro e blender Diego Simão Rzatki como cervejeiro caseiro. A cerveja foi idealizada para celebrar o aniversário da mãe dos fundadores da cervejaria, Vera, em janeiro de 2013.

De 2013 até fim de 2014, muita coisa mudou na receita até ser feita comercialmente. Porém, um coisa sempre foi mantida, um toque de camomila.

A receita foi escolhida, não apenas pelo valor sentimental, mas por ser também refrescante e fácil de tomar. Um cerveja que os fundadores se viam tomando em Florianópolis, para se tomar na beira da praia.

E para um mercado que na época era dominado por cervejas que não desafiavam a “Lei da Pureza Alemã”, a witbier tinha um ar de novidade e transgressão. Tanto que um dos lemas do bar da marca existente na época era que, lá a “Lei da Pureza” era que somente se vendia guaraná Pureza no bar, um refrigerante local.

Sensorialmente, a Curió, tinha corpo leve, aroma e o sabor adocicado da camomila, o qual vinha em primeiro lugar. Havia também a citricidade limão siciliano e do coentro em segundo plano auxiliando. Tendo trigo e aveia laminada em sua receita, o açúcar residual dava corpo e igualmente uma cremosidade. Espuma abundante e resistente. Seu retrogosto era refrescante, e sempre chamava para um próximo gole. 4,2% de álcool e 9 ibu, uma cerveja simples e gostosa de tomar.

A Curió foi feita de 2014 até 2019, sendo vendida principalmente no bar da marca em Florianópolis. Entre 2016 e 2018, chegou a ser envasada em long neck, quando produzida na Lohn, também foi distribuída para estados como RS, PR, SP e RJ. Em chopp, teve também algumas vendas para fora de Santa Catarina.

Curió nos dias atuais

A nosso primeira cerveja deixou de existir como witbier, mas seu legado continua, de certa maneira, até hoje em nossa linha.

A base de seleção de maltes e outros cereais, é a espinha dorsal de todas nossas cervejas ácidas. E nos primeiros dois anos de produção de cervejas ácidas, era ela usada como base de experiências.

Em 2020, a Cozalinda relança a Curió. Voltará a vida como uma fermentação mista (blend de bases da série Praia do Meio) com infusão de camomila e limão siciliano. Uma releitura deste clássico e uma justa homenagem a nossa primeira cerveja. O lançamento desta cerveja está previsto para outubro de 2020.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne