Skip to content Skip to footer

Lembranças da infância 2019/2020 - Wild Ale com folhas pitangueira, erva doce e capim limão

Lembranças da infância 2019/2020 - Wild Ale com folhas pitangueira, erva doce e capim limão

Lembranças é uma cerveja que começou com a ideia de usar pitangas, em forma de fruta, porém, como a Cozalinda já havia realizado uma cerveja com essa fruta, decidiu-se uma abordagem diferente. Começamos a pesquisar em julho de 2019 (após o encerramento das inscrições do clube) formas de utilizar a folhas de pitangueira, comumente usadas em chá. Porém, não estávamos conseguindo chegar em um resultado satisfatório. 

O cenário mudou em outubro quando a Cozalinda foi convidada a participar de uma palestra sobre uso de plantas e insumos não convencionais na gastronomia. Lá conhecemos o pessoal do Caminho do Chá, uma empresa nacional que tem focado em pesquisa e desenvolvimento de chás com insumos nacionais e pedimos uma ajuda. Até que em novembro, desenvolvemos em parceria um blend de chá específico que levasse em conta as características da cerveja base e tivesse a folha de pitangueira presente.

A cerveja base, foi o blend de uma fermentação mista escolhida especificamente para essa receita. Entre barris de Praia do Meio que produzidos em outubro de 2018, escolhemos três que apresentavam características para elaborar o perfil equilibrado, porém, que tivesse explícito cítrico que lembra muito abacaxi, complementariam as características que viriam de folhas de pitangueiras, erva doce e capim limão. Na última semana de novembro executamos a infusão.

Por fim, a união de todos os fatores criou uma cerveja que extrapolou os aromas e sabores da pitanga. O produto final trouxe uma cerveja cítrica com diferentes aspectos dos insumos usados, aparecendo uma cerveja extremamente refrescante, mas que manteve certo grau de complexidade. Entretanto, não parou por ai. 

Ao fim do processo de infusão do chá na cerveja que foi de duas semanas, incluímos no blend 10% de Praia da Sauadade – Sassafrás 2019/2020 antes do blend final da cerveja. O ponto foi incluir, ainda mais complexidade vindo de nossa wood aged. Isso ocorreu em início de dezembro. Posteriormente foi envasada com priming e uso de uma levedura de hidromel que não viesse a aparecer no resultado final.

Cerveja interessante já de momento e deve trazer resultados interessantes no longo prazo. E lembre, todas as cervejas, assim como essa, são exclusivas aos assinantes e não são vendidas fora dele.

Curiosidade – O nome surgiu da ideia que os ingredientes adjuntos dessa cerveja remetiam as lembranças da infância dos fundadores da cervejaria. Em Floripa, pé de pitanga é algo comum nas casas.

Informações técnicas
ABV: 6,2%
IBU: 9
Acidez: PH 3,6 quando medida no envase
Ingredientes: Malte de cevada, trigo e aveia laminada, tapioca, lúpulo saaz, erva doce, folhas de pitangueira e capim limão e as leveduras descritas.
Validade: 5 anos após envase (mas considere deixar mais que isso também)
Armazenamento: Local fresco e arejado, longe da luz. Temperatura ambiente e de pé.
Temperatura de serviço: 6 à 8 célsius positivos
Serviço: Serviço em 45 graus sem levedura e deposições de fundo de garrafa.
Taça ISO ou de vinho tinto. Dica, deixar de pé por uma semana refrigerando antes de servir para deixar a deposição de fundo mais eficiente.

Razões para fazer parte da Família Cozalinda

Cerveja Exclusiva

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Cervejas Exclusivas aos assinantes, que não serão vendidas fora do clube

serviço

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

moquiridu

CERVEJAS EXCLUSIVAS

Um pouquinho de Floripa em cada garrafa

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne