Skip to content Skip to footer

Curió – Fermentação Mista com camomila e limão siciliano

Curió – Fermentação Mista com limão siciliano e camomila

Curió 2019/2020 é a releitura da primeira cerveja lançada pela Cozalinda, a Curió Witbier, lançada em 2014. Assim como a cerveja original, leva camomila e limão siciliano em sua receita.

A base desta cerveja é um blend entre dois barris de Praia do Meio 2019/2020, onde a cerveja base final teve características puxando para uma acidez mais láctica, e com rusticidade de funk presentes, mas não dominantes. Lembrando que essa base, refermentou por 9 meses em barris de carvalho francês com microorganismos locais de Santa Catarina. Após o blend, recebeu limão siciliano desidratado em rodelas e chá de camomila. Ficou em infusão por duas semanas, depois foi envasada para refermentar em garrafa por meses.

Camomila é o ator principal nesta cerveja, no aroma e no sabor, o limão siciliano sobressai principalmente no sabor. Seca, de acidez equilibrada, predominantemente láctica, é refrescante e com alta drinkabilidade. Retrogosto refrescante e rápido, baixo amargor, com 9 IBU. Carbonatação de média para alta.

Serviço: Em taças ISO, de vinho, ou mesmo de espumante. Servir sem a levedura. Refrigerar entre 4 e 6°C.

Guarda: Garrafas devem ser armazenadas em pé ou deitada, em local seco, sem luz e arejado. Não se proíbe guarda refrigerada, no entanto, indicamos temperatura ambiente, permitindo uma maior evolução em sua complexidade.

Produção limitada: 465 garrafas de 375ml & 40 garrafas de 750ml (garrafas de 750ml estão em processo de champenoise e serão vendidas apenas no fim do ano).

Harmonização: Funciona muito bem com frutos do mar e carnes brancas. Ostra in-natura, vinagrete de marisco, ceviche, sushi e sobremesas cítricas.

Curiosidade: A Curió, enquanto foi feita como witbier, foi a primeira cerveja desenvolvida pelo cervejeiro da Cozalinda, Diego, lá em 2012 para o aniversário da mãe dele e do outro sócio fundador, Vinícius. Por coincidência, em 2016, a Curió Witbier também foi usada nos  barris de madeira para refermentar e dar origem à primeira cerveja ácida complexa de linha da Cozalinda, a Praia do Meio 2016/2017. Essa história você pode ler aqui no site da Cozalinda

Leave a comment

This Pop-up Is Included in the Theme

Best Choice for Creatives

Purchase pubzinne